Aprenda como prolongar a vida do eixo cardã

O eixo cardã é um conjunto de peças importante para levar o torque da caixa de câmbio até o eixo trativo do veículo, compensando as vibrações e ângulos formados em condições adversas. A Meritor, fornecedora de eixos e sistemas para veículos comerciais pesados na América do Sul, forneceu algumas dicas de manutenção para prolongar a vida útil do componente e evitar surpresas na estrada.
Para cuidar do eixo cardã, é preciso focar em dois pontos principais. O primeiro é a manutenção periódica, que inclui a lubrificação dos componentes, verificação dos torques de aperto dos parafusos, folgas dos conjuntos, vazamentos e/ou trincas em soldas. O segundo é observar sinais de vibração e/ou ruídos provenientes do sistema, que podem indicar mau funcionamento do conjunto.
É importante também estar atento ao intervalo de troca da graxa. O recomendado é trocar a graxa a cada 20.000 km ou dois meses, o que ocorrer primeiro para veículos estradeiros ou em condições não severas, a cada 10.000 km ou mensalmente, o que ocorrer primeiro para veículos urbanos, e com análise periódica e troca no máximo de 15 dias para veículos especiais ou não estradeiros. A graxa deve ser colocada nas partes internas do conjunto e onde se encontrar as graxeiras, eliminando o excesso com um pano limpo para ajudar na inspeção periódica futura.
Os especialistas da Meritor alertam que a falta de manutenção preventiva pode levar a danos no conjunto, diminuição da vida útil dos componentes, parada do veículo e até acidentes por falta de tração. Cruzetas desgastadas podem fundir e quebrar, causando danos ao eixo cardã. Um conjunto sem lubrificação, ou com produto vencido ou inadequado, pode provocar desgaste prematuro e necessitar de manutenção corretiva.
É importante fazer verificação permanente e manutenção preventiva, analisando as vedações, que devem estar em dia, e observando sinais de vazamento excessivo, que podem provocar a contaminação da graxa com água e partículas abrasivas, reduzindo a vida útil dos componentes. É recomendado utilizar torquímetros e ferramentas adequadas para a manutenção e equipamentos de segurança, sempre com o veículo desligado.

fonte: https://ocarreteiro.com.br/servicos/dicas-de-estrada/manutencao/eixo-carda/
Free WordPress Themes, Free Android Games