CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO ELETRÔNICA

Em 2018, a CNH passando a ser chamada de CNH-e. Trata-se de uma versão digitalizada do documento que autoriza o cidadão à dirigir veículos automotores no país. Aprovada em 25 de fevereiro de 2018 pelo Contran, a carteira virtual já está disponível nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

A CNH-e poderá ser apresentada pelo condutor em seu smartphone e terá certificados de segurança que comprovam a sua autenticidade. O documento poderá ser comprovado pelos agentes através de certificado do emissor ou QR Code. Neste último caso, a leitura permitirá ao agente buscar todas as informações e possíveis restrições do condutor.

Mesmo com a CNH-e, a CNH tradicional continua sendo impressa. O documento já recebeu QR Code para leitura de dados em maio de 2017 e continuará assim após a entrada em vigor da versão digital.

Para adquirir a CNH-e, o condutor interessado precisa acessar o site do Portal de Serviço do Detran e confirmar o e-mail através de certificado digital. O acesso tem de ser feito por equipamento que permita a certificação ou no balcão do Denatran com seu e-mail.

A partir daí, um link será enviado para o e-mail cadastrado e deve-se fazer o login no aparelho móvel desejado. Então, será pedido um PIN, que deve ser criado para acessar a CNH-e no smartphone. Todo o acesso é feito mediante ao PIN criado. No caso de perda ou roubo do celular, o condutor deve – se achar necessário bloquear o acesso – entrar no Portal de Serviço do Denatran com certificado digital e pedir o bloqueio.

Free WordPress Themes, Free Android Games